Colecionando Bonecos POP! Funko

Quando eu era criança, colecionava de tudo – de bonecas e revistas a fitas VHS. Quando fiquei mais velha, a situação não mudou muito, só foi evoluindo. Pra mim, entrar na fase adulta significou ~em grande parte~ ter mais dinheiro no bolso pra garantir aquele gostinho de satisfação ao comprar algum item novo pra essas coleções.

A mais recente é a desses bonequinhos pequenos e fofos (porém cabeçudos) chamados POP! Funko, que me ajudaram descobrir um universo inteiramente novo pra louca colecionadora que existe dentro de mim.

tiny11

POP! Funko – o que é?

São bonecos inspirados em personagens de filmes, séries, desenhos, games e personalidades do mundo pop, feitos de vinil, com uma única característica em comum: olhos grandes e a cabeça inteiramente desproporcional ao corpo. Estão no mercado há algum tempo, mas viraram sensação no Brasil num passado consideravelmente recente.

Existe loja física da POP! Funko?

Não, você pode conferir a linha de produtos POP! no site deles, mas não encontrará nenhum boneco sendo vendido na loja Funko. A Funko compra a licença pra fabricar os bonecos e em seguida os distribui para os pontos de venda — tanto que, caso um dos seus bonecos tenha algum tipo de problema de fabricação ou defeito, não adianta reclamar pra eles, pois eles te orientarão a procurar a loja onde foi feita a compra.

Então onde comprar?

É meio difícil encontrar POP! Funkos em lojas físicas, pelo menos por enquanto, mas se quiser procurar, geralmente as lojas de artigos “geek” ou colecionáveis são as mais indicadas. A procura fica mais fácil em lojas online. Abaixo consta uma listinha das lojas nacionais que eu conheço:

FNAC, SaraivaGolden ToysMundo Geek, Nerd UniverseColeciona, Toys Art,  It Toys, Geek Wish, Portal ColecionaveisToy Shop, Funkomania, Arte Em Miniaturas, e Mercado Livre.

Dessas, eu já comprei na Saraiva e na Golden Toys. As outras eu conheço por reputação através de amigos e outros blogs. Quanto ao Mercado Livre, basta olhar a reputação do vendedor pra saber se é confiável ou não na hora de comprar.

Se quiser importar, a Amazon, Hot TopicBarnes and Noble e Entertainment Earth fazem entregas internacionais.

Minha coleção de bonecos Funko: Ela é pequena e humilde, mas vamos lá!

O meu primeiro Funko foi essa versão da Daenerys Targaryen, personagem de Game of Thrones, que eu ganhei de presente de aniversário da minha prima Ananda no ano passado. Ela comprou aqui em Manaus. A bonequinha vem segurando um dos seus dragões (spoiler?).

tiny1

Meses depois, a Ananda foi à Anime Jungle Party aqui em Manaus, comprou o Funko da Young Elsa, de Frozen, num quiosque da Livraria Saraiva e me deu de presente. Quem assistiu o filme deve ter percebido que essa é a versão criança da Elsa. Ela vem com uma bolinha de neve na mão. Para os fãs do filme, existem outras versões dela e dos demais personagens.

tiny4

Fiquei louquinha ao saber que a Livraria Saraiva daqui de Manaus estava vendendo os bonequinhos e depois de algumas viagens a loja, consegui comprar o Summer Olaf, que vem com a bola que ele usaria pra brincar no verããããão, e a versão sereia da Ariel (tem uma versão Ariel com pernas, além de uma versão sereia hipster incrível). Também comprei as edições bobblehead (ou seja, que vem com uma mola no pescoço pra balançar a cabeça dos bonecos) do Darth Vader e da “SlaveLeia com o icônico biquini usado pela personagem em O Retorno de Jedi.

tinies

Ao questionar sobre a variedade dos bonecos (ou melhor, a falta de), a vendedora de lá explicou que a Livraria Saraiva daqui de Manaus não tem poder de escolha quanto aos bonecos que recebe da Central, o que explica a escassez de personagens legais. Fuén!

 a Branca de Neve e o Príncipe Encantado de Once Upon a Time, eu encomendei pela Golden Toys em Novembro. A experiência de compra foi super tranquila e os bonecos ainda chegaram antes do prazo dado pelos correios.

tiny67

Ela vem caracterizada como “Bandit Snow“, com trancinhas na lateral do cabelo, segurando um arco e flecha, e o Charming vem com o figurino mais usado por ele na série durante os flashbacks da Floresta Encantada.

Ah, e preciso comentar que tive uma chateação com o Funko da Snow. A boneca não consegue ficar em pé por conta própria porque o corpo é ainda menor que o dos outros Funkos, e como a cabeça é muito pesada, faz com que ela tombe pra trás. Ela vem com uma base transparente que possui um encaixe bem pequeno usado pra prender um dos pés dela, só que isso não resolve muita coisa. A minha Funko!Snow passou a ficar numa posição bem Matrix-inspired, super inclinada para trás. Tive que passar cola de silicone e fita banana pra tentar fixá-la e equilibrar o corpo dela pra frente. Uma pena, levando em consideração que é a minha personagem preferida.

Ainda em Novembro, eu ganhei o boneco do Harry Potter, que a minha irmã mais velha comprou nos Estados Unidos. Ele vem com a capa de Hogwarts, a camisa e gravata da Grifinória, além dos óculos e a varinha. O acabamento é bem lindinho.

Não comprem Funko nos quiosques e lojas de merchandise dos parques da Flórida. Eles custam muuuuuuuuuuito mais caro do que em lojas físicas por lá.

tiny5

E o último boneco que eu ganhei foi essa Princesa Leia do Episódio IV de Star Wars. Foi presente de Natal dado pela prima dos Funkos (A Ananda é quase uma patrocinadora, haha). Ela comprou numa loja de itens de decoração e coisinhas geek chamada Uva e Verde, que fica no Shopping Ponta Negra.

tiny10

Ela vem usando o figurino e penteado clássico do episódio IV, além de portar uma pistola como acessório, haha. Essa versão da Princesa Leia também pertence a linha bobblehead. Ah, apesar de não aparecer nas fotos, todos os Funko toys das coleções de Star Wars vêm em cima de uma base preta com o nome da saga na frente.

Preços: Nos Estados Unidos, você encontra esses bonecos a partir de U$8 nos sites e lojas (lá, só não coleciona quem não quer), enquanto que, aqui no Brasil, esses mesmos bonecos custam a partir de R$79,90. Ouch, diferença grotesca, não?

Bem, depende do ponto de vista. Houve uma época que realmente era mais barato comprar lá fora e pedir pra entregar aqui no Brasil; Acontece que com a alta do dólar, a não ser que você esteja de viagem marcada ou conheça alguém que está lá e pode trazer pra você ou algo assim (pra evitar que você pague frete e seja taxado pelo produto), as vantagens de importação diminuíram e muito.

Em Novembro, quando comecei a pesquisar a disponibilidade dos Funkos de Once Upon A Time, primeiro olhei o preço na Amazon e depois na Golden Toys. Mas quando estava prestes a finalizar a compra pelo Amazon, me deparei com duas coisas: a taxa de frete e a famosa taxa de importação cobrada pra cobrir as despesas na Alfândega. Aí, juro, quis morrer um pouquinho.

Pra ilustrar o que eu estou falando, confira a simulação de duas compras na Amazon:

funko 1a

Na primeira, simulei o Funko da Rey, de Star Wars: O Despertar da Força. Ao lado de “item“, você pode conferir o preço convertido em real de acordo com o cotação atual do dólar americano. Barato? Sim. Agora confira o valor do frete, ao lado de “Shipping & handling”.

Simulei o frete com prazo de entrega rápido porque nessa compra não havia diferença de preço entre Expedited e Standard. Aqui, por algum motivo que eu desconheço, não foi acrescentado o valor dos impostos que a Amazon normalmente acrescenta para que o seu produto não fique detido nos correios/Alfândega.

No Brasil, esse mesmo Funko está custando em torno de R$149,90 + o custo do frete. Pela Golden Toys, o frete pra Manaus via PAC custa R$29,00, com previsão de entrega de até 24 dias utéis, dependendo da competência dos Correios, totalizando R$178,90. Se eu realmente fosse comprar por lá, estaria economizando R$50,28 em comparação a Amazon.

eita sonho lindo que se foi!

Agora vejamos o Funko da Branca de Neve de Once Upon a Time, também pelo Amazon:

funko 2a

Em “dilmas”, a bonequinha está custando R$38,56 com base na cotação atual do dólar. Excelente, não? O frete mais barato (e nessa compra, o valor do frete varia de acordo com a agilidade da entrega) custa R$42,00.

Se tudo acabasse por aí, seria perfeito. Acontece que o imposto calculado pelo Amazon para que o seu produto passe lindamente pela nossa querida e amada Alfândega custa um pouco menos que o valor da boneca + frete. No final, o pedido totaliza em R$157,20.

Na Golden Toys, a boneca está disponível a pronta entrega por R$94,90 + frete (29,00 para o meu endereço aqui em Manaus), totalizando R$123,90. Economizaria R$33,30 e ainda poderia parcelar a compra em até 3x sem juros.

Nas simulações do site da Barnes e Noble e da Hot Topic, o custo do frete sai um pouquinho mais barato do que os valores oferecidos pela Amazon, mas eles não calculam o valor do imposto que você certamente irá pagar quando o produto chegar no Brasil, então é um pouquinho de tiro no escuro.

Maaaaaaaaaaas isso também não é regra. Tudo depende do modelo de Funko, se é exclusivo ou edição limitada, se você está comprando direto do estoque da Amazon ou se está negociando com uma outra loja através deles, entre outros fatores (sem contar o valor da cotação do dólar).  O ideal é pesquisar e ver os pontos positivos e negativos de tudo antes de definir por onde/de onde comprar.

Eu, particularmente, tenho pavor de ser tributada, então eu só me arriscaria a comprar por site internacional com entrega pro Brasil se a cotação do dólar estivesse baixa (queeee tempo booooom ♫). Caso contrário, só se existir alguém gentil o suficiente pra trazer os funkos e me ajudar a poupar os dinheiros das taxas de frete e de impostos exorbitantes.

Eita brincadeira salgada, essa de colecionar Funko, não é? Mas com tanta variedade, é impossível não querer comprar pelo menos um.

Vou encerrando o post por aqui com uma listinha de Funko toys que fazem os meus olhos virarem emoji de coração, de tanto amor. Espero que tenham gostado e até a próxima!

funko pop

6 thoughts on “Colecionando Bonecos POP! Funko

  1. sueane Picanço diz:

    Oi, você é de manaus? Ansiosa pela resposta. Quero muito comprar em uma loja física, e não sei onde comprar.
    Sou de Parintins, município de Manaus. E quero saber em que lojas vou encontrar os Funko pop em manaus

    Gostar

    • Lorena diz:

      Oi, Sueane, sou sim. Antigamente, havia uma loja no Shopping Ponta Negra chamada Uva Verde, que vendia Funkos, mas ela fechou. Hoje em dia, que eu saiba, só a Saraiva Megastore vende funkos aqui em Manaus.

      Gostar

  2. Lizzie diz:

    oi,eu queria saber como posso resolver um probleminha;eu comprei um Funko da série da Sailor Moon e a cabeça por ser muito grande faz o corpo se inclinar e os pes dela começaram a ficar meio suspensos já que o toquinho onde se encaixa é só um. Ela tá ficando meio curvada para trás. Algumas pessoas disseram para eu passar cola nos pés dela para ficar fixado, mas eu tenho medo de estragar. O que eu posso fazer?

    Gostar

Deixe uma Resposta

