Sobre cabelos

   88c989ab91ad3347a11ea74684b4de51Emma Watson. Fonte: thesimplyluxuriouslife.com

Uma certa vez, um quase-namorado me perguntou se eu tinha passado por uma desilusão amorosa muito grande. Quando indaguei o motivo da pergunta, ele apontou para o meu cabelo, que é curtinho estilo pixie, e disse que sabia que mulheres normalmente procuram mudanças radicais quando passam por isso.

Achei engraçado e ao mesmo tempo curioso essa mania de criar mitos acerca das nossas transformações internas e externas enquanto mulheres.

A meu ver, as mulheres procuram mudança porque podem, porque querem, e porque têm autonomia pra isso – independente do motivo. Às vezes é só preguiça eterna de ter que passar horas segurando um secador ou usando uma chapinha; outras é porque deu tédio de olhar pra si com aquela mesma cara de sempre, e porque é mais barato mudar o cabelo do que pagar uma cirurgia plástica; senão, é porque tá de saco cheio de ter que que lidar com a juba diariamente, faça chuva ou sol. Enfim, a lista de pretextos é infinita.

profile1

Eu SEMPRE tive cabelo curto. Dai eu pergunto, como explicar? Assim como tem gente que come chocolate ao leite mas prefere chocolate amargo, eu prefiro cabelo curto.

Conto nos dedos de uma mão só as poucas vezes que eu passei do comprimento médio e quase entrei pro clube dos cabelos compridos. QUASE. O meu hobby era tentar deixar o cabelo crescer para poder correr pro salão de beleza e sair de lá com um corte curto novo. A minha mãe, coitada, me esperava na varanda de casa pra ver o susto que ia levar quando eu avisava que eu ia cortar o cabelo.

Há três anos atrás, quando eu finalmente tomei coragem de correr pro abraço de um corte pixie, eu nem avisei, já cheguei chegando. Eu não pensei se eu tinha um rosto bonito, se eu tinha confiança o suficiente pra me garantir com um corte “de menino”, ou se eu me sentiria menos (ou mais mulher) ao cortá-lo. Só sabia que eu achava lindo, morria de inveja das amigues que levantavam a bandeira do corte pixie, e que eu queria experimentar. O meu único medo era de ficar com cara de bolacha Maria dependendo do resultado final, afinal, não é todo e qualquer cabeleireiro que sabe fazer um corte pixie legal.


Jane Seberg. Fonte: imgkid.com

Pra esta que vos fala, o pixie foi apenas mais um episódio de uma nova aventura capilar. Se desse errado, por pior que fosse, whatever, sabe? Por mais que demore, cabelo sempre cresce.

Não sei dizer se foi o pixie que me deu certa confiança ou se o momento que eu cortei coincidiu com o meu amadurecimento com relação a certas neuras. Hoje em dia eu realmente não sinto necessidade de agradar ninguém com relação a minha aparência – especialmente ao se tratar de cabelos – senão a mim mesma.

Quanto mais houver gente dizendo pra eu deixar o cabelo crescer, mas eu sinto vontade de provocar, bater o pé, e fazer o que EU quero. O quase-namorado tentou fazer isso com um “você cortaria o cabelo se eu te pedisse?” e eu ri, várias e várias vezes. Tá boa, bonito.

E essa atitude, de certa forma, vai de encontro com algo que li em um artigo (escrito por um homem), que diz que mulher de cabelo curto é uma mulher “muito segura de si, que não liga para a opinião dos outros, e que não precisa de atestado pra ser mulher.”

18251_10155153698870177_2476866508290688869_n

É um artigo que soa bem lisonjeiro, é verdade, e válido até. Mas fiquei pensando e cheguei a conclusão que também é um pouco injusto com as amigues que tem mais cabelo do que eu.

O que foi traduzido através do meu “pixie” foi uma atitude que já existia previamente em mim, como eu disse anteriormente, mas que pode existir sim em quem escolhe fazer a linha Rapunzel  e nunca deixar de usar o cabelo comprido.

Um corte ou uma coloração ou um alisamento pode ou não ser reflexo disso, mas se não for, no final de dia, é só cabelo, gente. O ideal é ignorar essas generalizações bobas. Lisonjeiro MESMO é respeitar a jornada (e o cabelo) de cada um.

cecy-j-ELLE-Feb-13-Goodwin-11Ginnifer Goodwin. Fonte: elle.com

5 thoughts on “Sobre cabelos

  1. Hevelyne diz:

    adorei!!! Super meu sonho cortar o cabelo curto assim… Masssssss
    Coragem né !
    Talvez se um dia quiser fazer muita raiva pro marido …😁😁😁

    Admiro sua determinação… Realmente não depende de muita coisa, é apenas cabelo …

    Liked by 1 person

    • Lorena diz:

      Obrigada pelo comentário, Karla Rebecca!

      Você já deu uma olhada em pixie cut para cabelos cacheados? Tem uns estilos que ficam SUPER charmosos, vale a pena conferir. Uma amiga de uns amigos meus cortou o cabelo dela em pixie aqui em Manaus, e o cabelo dela também era bem cacheado. Achei o resultado muito amorzinho!

      Gostar

  2. Marina Moreira diz:

    Olá, Lorena!
    Achei bacana seu texto. Essa frase: “Lisonjeiro MESMO é respeitar a jornada (e o cabelo) de cada um” significa muito. Eu cortei meu cabelo bem curtinho, não pixie (medo de bolacha) depois que mais um ano de cabelo enorme. E foi justamente pra tensionar esse esteriótipo de mulher. E não concordo com essa vibe de que mulheres com cabelo X ou Y significam alguma coisa. Acho muito ruim, pois atribuem a uma característica chavão da aparência masculina à coisas que a mulheres “não tem”. Acho meio machista.
    O cabelo é uma das maiores aventuras estéticas e nos motivos variam. Uma amiga está fazendo um filme sobre a história do cabelo dela, se quiser ver: https://www.facebook.com/kbelaofilme?fref=ts

    Liked by 1 person

    • Lorena diz:

      Fico feliz que você tenha gostado do texto, Marina. Obrigada pelo comentário. Acho que não tem nada mais bonito do que o respeito pela individualidade de cada um – especialmente entre as mulheres.
      Adorei o projeto da sua amiga, vou começar a acompanhar a página pelo Facebook. 😉

      Gostar

Deixe uma Resposta

