Álbum de Janeiro: Tough Love

Sou dessas que, quando eu gosto, eu gosto mesmo, e faço uso abusivo – seja isso livro, filmes, artistas, ou música. Sempre fui assim, pode perguntar de quem me conhece há tempos. No final do ano passado isso aconteceu com o novo álbum da Taylor Swift, “1989”, que, na época, virou a menina dos meus olhos. Passava dias inteiros escutando em loop quase-infinito, sem exageros.

Durante o mês de Janeiro foi a vez do álbum “Tough Love”, da cantora britânica, Jessie Ware. Com uma levada de pop-soul/R&B, batidas eletrônicas que remetem um pouco aos anos 80, e uma carga mega sensual-sem-ser-vulgar, esse álbum me conquistou de jeito .

Já conhecia a Jessie (repara na intimidade) desde os tempos do hit maravilhoso, “Wildest Moments”, do primeiro álbum dela, “Devotion” (2012) – que é um álbum com músicas boas, mas que não se destaca como um todo (na minha opinião), e que no geral, não me apetece muito. Independente disso, o vocal dela é excepcional, e ela sabe usá-lo na medida, sem exageros. E, diferente do anterior, “Tough Love” foi amor à primeira ouvida. Apesar da diversidade de ritmos em cada track do álbum, o “conjunto de obra” é um produto muito, muuuuuito bom.

Infelizmente, pra quem gosta de comprar CD físicos, o da Jessie ainda não é comercializado no Brasil – quer dizer, a Livraria Cultura tem na sessão de Importados, mas custa 99 Dilmas, e eu ainda não perdi completamente o juízo; então só nos resta adquirir através do iTunes, ou fazer uma assinatura Deezer – que é onde eu descubro os novos vícios do mês/ano, e é grátis! – e escutar por lá.

Mas, como eu falei anteriormente, o que eu gosto mesmo é da voz da Jessie. E é por isso que eu resolvi postar algumas das versões acústicas/ao vivo que eu encontrei no YouTube durante um Sábado de chuva dedicado a surtos de “fangirlzisse” – porque melhor do que o álbum, é ouvir a Jessie despir um pouco a produção da música, e permitir que o instrumento dela se destaque ainda mais.

(A turnê de “Tough Love” já começou, e olha, muita invejinha de quem está indo aos shows, porque né? Que vida.)

Tentei selecionar algumas das minhas “mais ouvidas,” e eu espero que vocês gostem!

***

“Tough Love” foi o primeiro single do álbum, e na versão original ela usa um falseto super digno, mas como eu disse, eu gosto mesmo é quando ela transforma a música em algo mais minimalista. É Jessie, “you had me crying out, crying out for more.”

“Say You Love Me” é uma das minhas preferidas. Foi produzida em parceria com o Ed Sheeran, e eu AMO colocar no último volume pra cantar junto e fazer carão de sofrida. É uma balada linda de um relacionamento que tá no precipício, e eu só tenho vontade de dizer, “moço/moça, melhore.”

“Pieces” dói, mas de um jeito maravilhoso.

Essa versão ao vivo de “Want Your Feeling” é bem fiel à versão original do álbum, mas de alguma forma consegue ser ainda melhor? Vai entender.

“You & I (Forever)” é muito, mas muito amorzinho. A versão original também é preciosa. Tá entre as mais escutadas do CD, junto com “Say You Love Me”. E o clipe é a coisa mais fofa, nhomnhomnhom. Vale a pena dar uma procuradinha.

Por mais que eu AME a versão acústica – e eu amo MUITO – achei melhor trazer pra cá uma ao vivo em estúdio, que é mais fiel à versão original. O que dizer de “Wildest Moments”? Para sempre o meu xodó.

E de bônus, esse cover da canção “Jealous”, do Labrinth, pro programa de rádio BBC Radio 1 Live Lounge, que tem uma proposta super legal onde os artistas que se apresentam nele também apresentam um cover de uma música que eles gostam. Achei lindo e bem “Jessiefied”.

***

Ah, e semana que vem será lançada a música que ela fez pra trilha-sonora do filme “50 Tons de Cinza” que, pasmem, está com uma seleção surpreendentemente boa (sério). E, a propósito, a Jessie foi indicada ao BRIT Awards – a premiação mais importante da indústria musical do UK – nas categorias de Melhor Cantora Solo e Artista Revelação, então por favor, cruzem os dedos. Dizem por aí que ela está bem cotada para levar um dos dois – quiçá, ambos! – para casa.

Imagens: Consequence of Sound & Garvatron

Deixe uma Resposta

