Idolo-gia, eu quero uma pra viver?

Quem nunca teve um ídolo, que atire a primeira pedra, não é?

Minha listinha de obsessões e semi-obsessões foi criada durante a minha pré-adolescência, e até hoje, aos vinte e dois anos, continuo tentando entender a origem e a razão de ser – porque ela ainda existe, e (embaraçosamente) não para de crescer.

Meus ídolos sempre foram “escolhidos” primariamente baseados em atributos – físicos, morais, ou de cunho profissional – que eu gostaria de ter, por isso imaginei que os meus ídolos não passassem de projeções.

Já quis, por exemplo, ter a voz, a elegância, a graça e o nariz da Julie Andrews; já primei pela sagacidade da Madonna; e invejei o talento e a inteligência da Meryl Streep. Também fui fã da Courteney Cox por quase dez anos, embora eu já não saiba mais dizer o porquê.

Mas atualmente sou fã de alguém que, dizem por aí, parece comigo fisicamente – embora eu consiga facilmente usar adjetivos como linda e adorável para descrevê-la, mas não utilizar os mesmos para me autodescrever – e que aparenta ter o humor e a personalidade parecida com a minha.

E a única coisa que isso me diz é que eu deixei de procurar em outras pessoas aquilo que não é realmente inerente a minha natureza, e passei a procurar referências que possam me ajudar a aceitar, através das nossas supostas semelhanças, aquilo que eu realmente sou ou posso ser.

Claro que existem fatores secundários nesse processo de idolo-gia, já que nem só de projeções vive o ser humano. Mas, por mais que eu ainda queira o nariz da Julie Andrews, a atitude badass primordial de ser da Madonna, a camaleozisse (oi, essa palavra existe?) e astúcia da Meryl, e admita para os quatro cantos do Universo que eu adoraria ser a melhor amiga da Ginnifer Goodwin, o que eu quero mesmo – graças a essa descoberta consideravelmente recente, fruto de divagações das quatro horas da manhã de uma madrugada chuvosa – é que quero e preciso ser mais fã de mim mesma.

Tenho certeza que Julie, Madonna, Meryl e Ginnifer concordariam comigo e desceriam dos seus respectivos altares, se renderiam ao título de semi-deusas, e estenderiam as mãos para me ajudar a subir alguns degraus no pódio da auto-estima.

Se for para ter mais ídolos, que seja desse modo. Se nossos ídolos não servem para isso, servirão para quê, anyway?

Deixe uma Resposta

